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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Atividade: 1.1 Reflexões Iniciais


Cada vez mais na história pessoal e social, impõe-se de nós uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, levando a que muitos espaços sejam ocupados por um sistema de aprendizagem, na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente. Indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural, e econômico dos cidadãos. Não apenas exigem que mais pessoas aprendam, mas que no âmbito de uma nova cultura, conceber e gerir o conhecimento seja da perspectiva social ou cognitiva.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de alfabetização. Elas estão criando novas formas de alfabetização , uma nova cultura de aprendizagem, que a escola não deve ignorar. Hoje, qualquer pessoa informatizada pode criar sua própria página web e divulgar suas idéias ou acessar as de outros, visto que não é preciso ter uma editoria para publicá-las. Torna-se necessário que a construção do próprio olhar ou da leitura critica de uma informação tão desorganizada e difusa requer do leitor ou do navegante novas competências cognitivas.
Os alunos necessitam formação democrática, dotá-los de aprendizagem que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, que flui de maneira caótica em muitos espaços sociais. Não existem mais saberes que se devam assumir como futuros cidadãos; um conceito faz parte da nossa tradição cultural, portanto faz parte da nossa aprendizagem. Mais do que aprender verdades estabelecidas e indiscutíveis, é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas. O pensamento ou a representação artística devem refletir a realidade, mas tratam de reinterpretá-la ou reconstruí-la.
O sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma dessas necessidades, mas para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, mudar as formas de ensinar dos professores exige um novo perfil de aluno e professor, exige novas funções discentes e docentes, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e ensino para encarar essa nova cultura.

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