Enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem parece facilitar bastante um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma autônoma e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação de hipertexto, participei ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, uma forma de aprendizagem considerada como mais permanente e construtiva do que aquela aula direta e explicita. Muito eficiente no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes de locais distintos. A boa utilização do hipertexto necessita um conhecimento de máquina para que sejam melhor explorados os seus recursos - um certo conhecimento gramatical da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
Em virtude da força com que se impõem no espaço educativo as ferramentas ligadas à informática, tal tema venha sendo intensamente publicado, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os problemas do ensino, quer daqueles que se preocupam em menor número com uma visão mais ampla das questões relacionadas à educação. Também nesta posição situam os que não querem perder o "bonde da história" e estão às voltas com a programação apressada de "cursos à distância", última palavra entre os "ismos" educacionais e cuja preocupação é mensurar e avaliar resultados, especialmente financeiros.
Ainda há os resistentes, alguns deles, mesmo usando em seu cotidiano uma enorme parafernália tecnológica, destinada ao conforto e ao bem estar, se recusam a reconhecer que, além da lousa, do giz e de uma boa biblioteca, também ferramentas para ensinar, há outras invenções humanas úteis à educação sem torná-la desumana e de conteúdo massificado desde que tenhamos em mente sua possibilidade de moldar novas formas de existência e sociabilidade. Navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. porque cada nó pode por sua vez, conter uma rede inteira. O hipertexto é um texto com conexões. não é uma idéia nova, cada vez que se escreve e se acrescenta referências, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer uma leitura linear, podendo seguir o que mais gosta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário